Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da taxocenose de anuros em três municípios do Lagamar Paulista

Processo: 06/55482-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Juliana Zina Pereira Ramos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Anura   Fluxo gênico

Resumo

O Lagamar Paulista compreende os municípios de Cananéia, Pariquera-Açu, Ilha Comprida e Iguape. Apesar de ser uma das últimas áreas de Mata Atlântica contínua do litoral paulista, sua fauna ainda é pouco estudada. O estudo de comunidades de anuros desta região além de ser necessário para avolumar o conhecimento de espécies do grupo em Mata Atlântica costeira, é de extrema importância visto a atual fragilidade do bioma a intervenções antrópicas. Ademais, por abrigar ilhas costeiras, estudos com a anurofauna do Lagamar Paulista podem vir a acrescentar dados sobre o fluxo gênico estabelecido entre as ilhas e sobre a estrutura populacional ora observada. O presente estudo tem como objetivos inventariar a comunidade de anuros de pontos amostrais em três ilhas barreira continentais de barreira (Ilha de Cananéia, Ilha do Cardoso e Ilha Comprida) e comparar os dados obtidos com a anurofauna de pontos amostrais no continente (Cananéia e Pariquera-Açu). Para o inventário de espécies serão implementadas armadilhas de interceptação e queda (pitfall traps) e saídas de campo noturnas serão realizadas. A morfologia, canto de anúncio e seqüências de DNA mitocondrial de espécies amostradas no continente e nas ilhas serão comparados para se verificar possíveis diferenças atribuídas ou não ao isolamento geográfico dos locais de estudo. A riqueza e abundância de espécies nas ilhas continentais serão analisadas e comparadas com os mesmos dados obtidos para os pontos amostrais no continente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZINA, JULIANA; DE ALMEIDA PRADO, CYNTHIA PERALTA; BRASILEIRO, CINTHIA AGUIRRE; BAPTISTA HADDAD, CELIO FERNANDO. Anurans of the sandy coastal plains of the Lagamar Paulista, State of Sao Paulo, Brazil. Biota Neotropica, v. 12, n. 1, p. 251-260, JAN-MAR 2012. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Juliana Zina Pereira. Ecologia e biologia reprodutiva de duas espécies simpátricas do gênero Aplastodiscus na Serra do Japi, município de Jundiaí, Estado de São Paulo. 2006. 136 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.