Busca avançada
Ano de início
Entree

Tecnicas eficientes de geracao de mapas para a exploracao e manipulacao de conjuntos de documentos.

Processo: 05/02263-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Roberto Dantas de Pinho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mineração de dados

Resumo

O objetivo geral deste projeto de doutorado é propor e desenvolver técnicas de geração de mapas de documentos que possam ser utilizadas em contextos interativos e com grande número de documentos. O avanço dos sistemas de produção e das ferramentas de tecnologia da informação tem transformado a natureza do trabalho no sentido de privilegiar o esforço intelectual, cuja matéria prima é a informação. A tecnologia da informação viabiliza o acesso a uma pletora de dados, oriundos de bases de dados ou de coleções de documentos, disponíveis localmente, formando um information workspace, ou disponíveis na infosphere, recuperáveis remotamente, por meio da Internet ou de outros meios de comunicação. Assim, o potencial da aplicação de mapas de documento é muito grande, agregado ao fato de que quanto mais um usuário conhece sobre o seu espaço de busca, maior é a probabilidade de sua busca ser efetiva. As técnicas atuais para a geração de mapas de documentos apresentam alto custo computacional e/ou baixa adaptabilidade ao processamento incremental, o que dificulta a sua manipulação. Nesse contexto, acredita-se que o desenvolvimento e melhoria das técnicas existentes, a fim de permitir a sua aplicação em grandes corpora de documentos, é bastante oportuna. Também é importante melhorar a qualidade dos mapas gerados, para que os mesmos permitam uma melhor identificação de relações de similaridade, separando elementos diferentes e aproximando elementos similares. Esses mapas devem permitir delimitar fronteiras, a fim de facilitar a visualização de agrupamentos e relações de relevância. Este projeto está inserido no contexto do projeto InfoVis2(Processo FAPESP 2004/09888-5), ao qual as técnicas desenvolvidas serão acrescentadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PINHO, ROBERTO DANTAS; FERREIRA DE OLIVEIRA, MARIA CRISTINA; LOPES, ALNEU DE ANDRADE. An incremental space to visualize dynamic data sets. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS, v. 50, n. 3, SI, p. 533-562, DEC 2010. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHO, Roberto Dantas de. Espaço incremental para a mineração visual de conjuntos dinâmicos de documentos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.