Busca avançada
Ano de início
Entree

Dicionario onomasiologico de expressoes idiomaticas da lingua portuguesa do brasil.

Processo: 04/16010-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Claudia Maria Xatara
Beneficiário:Huélinton Cassiano Riva
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fraseologia   Linguística de corpus

Resumo

Todas as línguas dispõem de recursos para o usuário expressar os acontecimentos, sentimentos, idéias. Cabe a ele, porém, decidir a maneira pela qual pretende relatar suas experiências. Não são poucas as vezes que, para se comunicar mais enfática ou pitorescamente, o indivíduo lança mão em seu discurso de combinações fixas, dentre as quais destacamos as expressões idiomáticas. Esses fraseologismos atendem aos incessantes apelos de ironia, exagero, persuasão, comicidade e fortes cargas emocionais. Sem falar nos efeitos estilísticos a que recorrem especialmente os publicitários, inclusive com a freqüente ruptura da idiomaticidade. A constante reincidência dos idiomatismos na comunicação cotidiana, ou mesmo na literatura, respalda, pois, a necessidade de estudos de natureza diversa, que possam analisá-los cientificamente, sistematizando suas construções, evidenciando seus elementos lexicais constituintes, constatando sua ampla ocorrência etc. Este projeto tem como objetivo específico estruturar onomasiologicamente cerca de duas mil expressões idiomáticas mais usuais no português do Brasil, cujo levantamento já foi realizado pelo Grupo de Pesquisa "Lexicologia e Lexicografia contrastiva" do CNPq. A perspectiva onomasiológica do tratamento lexicográfico proposto representará a primeira obra brasileira no gênero, de relevante importância para a produção textual originalmente em língua materna ou de uma língua estrangeira para a língua portuguesa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIVA, Huélinton Cassiano. Dicionário onomasiológico de expressões idiomáticas usuais na língua portuguesa no Brasil. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.