Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho e atividade da microbiota de sistema anaeróbio em dois estágios com reatores de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB) e de leito fixo (filtro anaeróbio) seguidos de filtro biológico..

Processo: 06/55604-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Roberto Alves de Oliveira
Beneficiário:Rose Maria Duda
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Digestão anaeróbia   Sólidos suspensos   Suinocultura

Resumo

A proposta do presente trabalho consiste no tratamento secundário e pós-tratamento de águas residuárias de suinocultura. Será utilizado sistema de tratamento anaeróbio em dois estágios com reator (UASB) e um filtro de fluxo ascendente (FA), com volumes de 300 e 190 L, respectivamente, com TDH de 39,2 e 19,6 h, alimentado com águas residuárias de suinocultura, com concentração em torno de 10 g L-1 SST. No FA serão testados dois meios suporte (bambu e eletroduto corrugado). O pós-tratamento, será realizado num filtro biológico percolador, com volume de 250 L, variando-se também o meio suporte (bambu e eletroduto corrugado) e a taxa de recirculação do efluente (0 e 100%). Para a avaliação do desempenho serão determinados nos afluentes e efluentes os valores de pH; alcalinidade total, parcial e intermediária; ácidos voláteis totais; DQO total, dissolvida e devida aos sólidos suspensos; SST e SSV; P-total; NTK, N-am. e N-org.; K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn, Na e Zn; coliformes fecais e totais e produção e qualidade do biogás. No filtro biológico percolador também serão determinados, no afluente e efluente, as concentrações de oxigênio dissolvido e NO2- e NO3- Nas amostras do lodo do reator UASB e do filtro anaeróbio serão determinadas as atividades hidrolitica, acidogênica, acetogênica, metanogênica acetotrófica e hidrogenotrófica da microbiota. Para verificar os regimes de escoamento e detectar anomalias de escoamento será realizado ensaios de hidrodinâmico no reator UASB e no filtro anaeróbio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUDA, Rose Maria. Desempenho de sistema composto por reatores anaeróbios em série seguido de filtro biológico percolador no tratamento de águas residuárias de suinocultura. 2010. 241 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.