Busca avançada
Ano de início
Entree

O instituto historico de paris e a emergencia de um pensamento sociologico na franca.

Processo: 04/07396-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Fundamentos da Sociologia
Pesquisador responsável:Renato José Pinto Ortiz
Beneficiário:Elaine Cristina Carraro
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a relação da emergência de um pensamento sociológico na França e a produção intelectual dos membros do Instituto Histórico de Paris (IHP). O período delimitado neste projeto é considerado a "pré-história" da sociologia e os anos de mais intensa atividade do IHP (1834-1850). Pretendemos operacionalizar a investigação tomando por base fontes documentais, referentes às atas manuscritas (1834-1846) e às publicações dos jornais (Journal de L'Institut Historique - 1834-1840 e L'Investigateur - 1841-1850, arquivados no Centro de Estudos Brasileiros - IFCH-UNICAMP). O IHP, criado em 1834, por Eugène Garais de Monglave, configurou-se como um fomentador dos estudos históricos e divulgador de idéias que influenciaram não apenas Paris, mas também intelectuais de outros países que com ele mantiveram contato. Entre os anos de 1834 a 1856 muitos brasileiros, representantes do mundo oficial do Império participaram de suas atividades, inspirando-se nele para a criação do IHGB, em 1838. Objetivamos, com esta pesquisa, investigar até que ponto os "pensadores menores" do IHP assimilaram e contribuíram para rotinizar um pensamento sociológico que estava sendo elaborado neste período. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARRARO, Elaine Cristina. O Instituto Historico de Paris : elementos para uma pre-historia da sociologia. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.