Busca avançada
Ano de início
Entree

Medidas e determinantes da mobilidade dos rendimentos do trabalho no Brasil

Processo: 03/10609-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Pesquisador responsável:André Portela Fernandes de Souza
Beneficiário:Marcos Aurelio Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regressão

Resumo

O objetivo do projeto é aplicar os diversos conceitos e índices de mobilidade para os rendimentos do trabalho ao caso da economia brasileira no período compreendido entre 1984 e 2002. Após uma análise preliminar das tendências observadas nos índices de mobilidade e uma comparação conjunta de seus conceitos e resultados, pretende-se estimar os principais determinantes da evolução desses índices durante o período estudado. Para tanto, será realizada uma análise econométrica do comportamento dinâmico da mobilidade dos rendimentos do trabalho de modo a medir tanto o efeito das características específicas do trabalhador quanto das condições macroeconômicas do Brasil no período em questão. O passo seguinte consiste em aplicar o mesmo tipo de análise para aferir o comportamento para subgrupos dessa amostra (separando por gênero, idade etc.) e elaborar um modelo econométrico para estimar o efeito das variáveis dentro de cada subgrupo comparando os resultados alcançados inter e intra-grupos. A pesquisa será realizada utilizando-se os micro-dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), disponível para seis regiões metropolitanas brasileiras e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Marcos Aurelio Do. Medidas e determinantes da mobilidade dos rendimentos do trabalho no Brasil. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.