Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao teoria-historia em fernand braudel.

Processo: 98/01272-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Milton Carlos Costa
Beneficiário:Rosângela de Lima Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Economia   Historiografia

Resumo

Pesquisar a historiografia de Femand Braudel, especificamente através da análise da obra Civilização material, economia e capitalismo para: inferir e explicitar a fundamentação teórica do autor nesta obra; buscando caracterizar e analisar a relação entre teoria - historiografia estabelecida pelo autor. Ou seja, demonstrar o caminho epistemológico utilizado por Braudel para a construção do próprio objeto de estudo e mostrar de que modo o pensar historicamente nas três dimensões braudelianas constitui um novo sentido da relação homem-tempo. Tal investigação poderá oferecer subsídios teóricos para precisar melhor e discutir mais radicalmente as contribuições do tratamento espistemológico-metodológico braudeliano para a historiografia contemporânea. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Rosângela de Lima. Fernand Braudel : reconstrução historiográfica do capitalismo. 414 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.