Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação pós-colheita da manga "Palmer" produzida na região de Jaboticabal - SP

Processo: 05/58381-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:José Fernando Durigan
Beneficiário:Leandra Oliveira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-colheita   Doenças de plantas   Armazenagem em atmosfera modificada   Refrigeração   Manga

Resumo

A manga é uma fruta que tem grande aceitação no mercado interno e externo, devido seu excelente sabor, aroma e coloração característicos, além de ser rica em vitamina C. Porém, é uma fruta de difícil conservação por não suportar baixas temperaturas. Para manutenção da qualidade interferem fatores pós-colheita, sendo necessário o ajuste da temperatura e do tempo de armazenamento, das condições regionais de produção e da variedade. Assim, faz se necessário o estabelecimento de técnicas de armazenamento pós-colheita que reduzam as taxas respiratórias é retardem o amadurecimento e que previnam contra desordens fisiológicas, para a manutenção da boa qualidade da fruta. Outro problema é a alta incidência de doenças, sendo a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides Penz a mais grave. Dentre as medidas para o controle desta e de outras doenças na pós-colheita, tem-se utilizado fungicidas e tratamento hidrotérmico, por serem eficazes e terem custo relativamente baixo. Para minimizar estes problemas, há necessidade de se estabelecer procedimentos fitossanitários que integrem fungicidas e tratamentos hidrotérmicos, a biofilmes, como a cera de carnaúba, à refrigeração e à atmosfera modificada, permitindo garantir maior vida útil ao fruto, com a qualidade requerida. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da modificação da atmosfera de armazenamento por filmes plásticos e cera de carnaúba no prolongamento da vida útil pós-colheita de mangas ‘Palmer’ sob refrigeração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEANDRA OLIVEIRA SANTOS; JOSÉ FERNANDO DURIGAN; RAMILO NOGUEIRA MARTINS; CRISTIANE MARIA ASCARI MORGADO. Conservação e qualidade de mangas 'Palmer' submetidas a tratamento com fungicidas e hidrotérmico. Ciência e Agrotecnologia, v. 34, n. 6, p. -, Dez. 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Leandra Oliveira. Conservação pós-colheita de mangas produzidas na região de Jaboticabal-SP. 2008. 103 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.