Busca avançada
Ano de início
Entree

"mousike" na "republica" de platao: re-visitando a "expulsao do poeta"

Processo: 06/53026-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Roberto Bolzani Filho
Beneficiário:Bruno Drumond Mello Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A pesquisa pretende abordar as diferentes análises que Platão dispensa ao tema da poesia em sua Obra, especificamente nos Livros II, III e X de "A República". No entanto, diversamente dos estudos tradicionais, que interpretam a existência de uma dicotomia radical entre as esferas da arte e da ciência, buscamos uma abordagem que favoreça os diversos matizes presentes como pressupostos no pensamento de Platão, de modo a articular aquelas duas dimensões da experiência humana em torno de um ponto comum, a saber, a educação. Para isso, procuramos, em primeiro lugar, demonstrar a insuficiência daquelas interpretações - que definem a "mimésis" como princípio da atividade artística - frente à complexidade do tema na Obra de Platão. Em seguida, propusemos sua abordagem a partir da definição de "mousiké" (arte das musas, palavra persuasiva, palavra ritmada, música, entre outros significados), termo que o filósofo emprega, em "A República", para caracterizar os poetas, músicos, e toda sorte de indivíduos que estejam envolvidos com a educação dos jovens. Desse modo, o fundamento e o objetivo da presente pode ser resumido na tarefa de executar a crítica de uma determinada tradição interpretativa e a proposição de um novo viés, ainda pouco explorado (embora encontre importantes defensores na bibliografia especializada), em torno do tema da poesia no pensamento de Platão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Bruno Drumond Mello. ΤΗΣ ΜΟΥΣΙΚΗΣ ΤΟΠΟΣ ΤΗΙ ΠΟΛΙΤΕΙΑΙ: sobre a educação elementar através da música na República de Platão. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.