Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos componentes do sistema renina-angiotensina (SRA) no tecido adiposo branco e marrom em prole de ratos Wistar cujas mães receberam sobrecarga ou restrição crônica de sal na dieta durante a gestação e amamentação

Processo: 04/08314-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joel Claudio Heimann
Beneficiário:Karen Lucasechi Lopes Jang
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema renina-angiotensina   Tecido adiposo

Resumo

Um estudo realizado em nosso Laboratório demonstrou um aumento do tecido adiposo retroperitoneal na prole feminina de mães que receberam dieta hipossódica (HO) e menor massa adiposa periovariana e retroperitoneal da prole feminina de mães que receberam dieta HO e captopril (inibidor da enzima de conversão de Angiotensina I). Enquanto, na prole masculina de mães que receberam dieta hipersódica suplementada com Angiotensina II (AII) foi observado um aumento na massa de tecido adiposo mesentérico. Visto que a Ali é capaz de iniciar inúmeros eventos na diferenciação, recrutamento e gênese de novos adipócitos, podemos supor que os diferentes conteúdos de sal na dieta e os tratamentos com losartan, captopril e angiotensina II recebidos pelas mães podem influenciar o desenvolvimento da massa de tecido adiposo (branco e marrom) da prole. Na tentativa de esclarecer estas questões, iremos avaliar a expressão de proteínas e a expressão gênica do sistema renina angiotensina no tecido adiposo marrom interescapular, tecido adiposo branco viceral (retroperitoneal) e tecido adiposo branco subcutâneo (inguinal) associadas com variação do consumo de sal na dieta de ratos Wistar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES‚ K.L.; FURUKAWA‚ L.N.S.; DE OLIVEIRA‚ I.B.; DOLNIKOFF‚ M.S.; HEIMANN‚ J.C. Perinatal salt restriction: a new pathway to programming adiposity indices in adult female Wistar rats. Life Sciences, v. 82, n. 13, p. 728-732, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.