Busca avançada
Ano de início
Entree

Susceptibilidade genética para fluorose dental: um estudo proteômico e metabólico com diferentes linhagens de camundongos

Processo: 05/04671-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Juliane Guimarães de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Proteômica   Fluorose dentária   Rim   Soro   Biologia oral

Resumo

O recente desenvolvimento de técnicas proteômicas tem permitido a análise do perfil proteico completo dos sistemas biológicos, permitindo um melhor entendimento da fisiologia normal do organismo, bem como dos mecanismos de doenças, descoberta de biomarcadores para detecção precoce de doenças, identificação de novas terapias e descobertas de fármacos. Este estudo usará técnicas proteômicas para analisar a expressão protéica diferencial em tecido renal, soro e urina de duas diferentes linhagens de camundongos (129P3/J e A/J) com diferença na resistência ou susceptibilidade à fluorose dentária. Cada linhagem de camundongo será dividida em 3 grupos de 6 animais cada e receberão, desde o desmame, durante 6 semanas, água com 0 (controle), 10 ou 50 ppm F. Será feita análise da cor dos incisivos uma vez por semana, durante todo o período experimental. Os animais serão eutanasiados, sendo coletados os rins (córtex e medula serão separados) e o soro. Será feita análise de flúor no soro, tecidos renais e fezes com o eletrodo, após difusão facilitada por hexametildisiloxano e da urina através da análise direta com eletrodo. Após a preparação das proteínas dos rins e da urina dos camundongos, as mesmas, bem como o soro dos animais, serão submetidos à eletroforese bidimensional. Os géis dos grupos controle e tratados serão escaneados utilizando-se o ImageScanner e analisados com o software ImageMaster Platinum. Os spots de interesse serão então excisados e analisados por espectrometria de massa (MALDI-TOF) para identificação das proteínas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, JULIANE GUIMARAES; LEITE, ALINE DE LIMA; PERES-BUZALAF, CAMILA; SALVATO, FERNANDA; LABATE, CARLOS ALBERTO; EVERETT, ERIC T.; WHITFORD, GARY MILTON; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Renal Proteome in Mice with Different Susceptibilities to Fluorosis. PLoS One, v. 8, n. 1 JAN 4 2013. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Juliane Guimarães de. Suscetibilidade genética para fluorose dentária: um estudo metabólico e proteômico com diferentes linhagens de camundongos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.