Busca avançada
Ano de início
Entree

Censo e uso de habitat por Falconiformes na região Central do Estado de São Paulo

Processo: 04/13820-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Jose Carlos Motta Junior
Beneficiário:Marco Antonio Monteiro Granzinolli
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/12339-2 - História natural, ecologia e evolução de vertebrados brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Falconiformes   Cerrado

Resumo

Mesmo sendo um dos processos ecológicos menos conhecidos, a seleção e/ou uso de hábitat, tem recentemente assumido um papel de urgência na conservação. Como predadores de topo e com alta sensibilidade a alterações, as aves de rapina são particularmente suscetíveis à perda de habitats. Dada a forte pressão destrutiva que o cerrado vem sofrendo, a urgência de elaboração de planos para a manutenção da biodiversidade e a inexistência de estudos sobre o uso e/ou seleção de habitats por Falconiformes neste bioma, planejou-se a realização de um estudo sobre o uso de hábitat por Falconiformes na região central do Estado de São Paulo. A implementação deste projeto visa responder as seguintes perguntas gerais: a) os Falconiformes utilizam os tipos de hábitats nas proporções em que estes estão disponíveis? b) não há diferença no uso de habitats pelos Falconiformes ao longo do ano? c) qual o tamanho da área de vida de Buteo alblcaudatus e Falco femoralis d) não há diferença no tamanho da área de vida ao longo do ano? Adicionalmente o estudo visa também responder as seguintes perguntas específicas: a) não há diferença de comportamento ao longo do dia? b) não há diferença entre o censo por veículos e a rádio-telemetria, dois métodos que serão utilizados, na determinação do uso de hábitat? Desta forma, o presente projeto visa fornecer subsidies para a indicação de possíveis habitats viáveis e de relevante importância para a conservação dos Falconiformes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS, FABIO MONTEIRO; MONTEIRO GRANZINOLLI, MARCO ANTONIO; GARCIA PEREIRA, RICARDO JOSE; MOTTA-JUNIOR, JOSE CARLOS. Home range and habitat use by the roadside hawk, Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788) (Aves: Falcaniformes) in southeastern Brazil. Journal of Natural History, v. 45, n. 1-2, p. 65-75, 2011. Citações Web of Science: 0.
GARCIA PEREIRA, RICARDO JOSE; MONTEIRO GRANZINOLLI, MARCO ANTONIO; BARBANTI DUARTE, JOSE MAURICIO. Annual profile of fecal androgen and glucocorticoid levels in free-living male American kestrels from southern mid-latitude areas. General and Comparative Endocrinology, v. 166, n. 1, p. 94-103, MAR 1 2010. Citações Web of Science: 8.
GARCIA PEREIRA, RICARDO JOSE; MONTEIRO GRANZINOLLI, MARCO ANTONIO; DE BARROS, FABIO MONTEIRO; BARBANTI DUARTE, JOSE MAURICIO. Influence of Radiotransmitters on Fecal Glucocorticoid Levels of Free-Ranging Male American Kestrels. JOURNAL OF WILDLIFE MANAGEMENT, v. 73, n. 5, p. 772-778, JUL 2009. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRANZINOLLI, Marco Antonio Monteiro. Levantamento, área de vida, uso e seleção de hábitat de Falconiformes na região central do estado de São Paulo. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.