Busca avançada
Ano de início
Entree

Influências do ciclo hidrossedimentológico na estrutura da comunidade fitoplanctônica de Três Lagoas marginais do sistema rio-planície de inundação localizado na zona de desembocadura do Rio Paranapanema

Processo: 03/12473-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Raoul Henry
Beneficiário:Danielli Cristina Granado Romero
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planície de inundação   Fitoplâncton

Resumo

As áreas inundáveis são caracterizadas por oscilarem entre uma fase aquática (na cheia) e uma terrestre (na seca), sendo consideradas como zona de transição aquática/terrestre (ecótono), com alta biodiversidade devido à heterogeneidade de habitais. As flutuações nos níveis de água modificam os padrões limnológicos e a ciclagem de nutrientes, induzindo os organismos a responderem com adaptações morfológicas, fisiológicas e etológicas, produzindo uma estrutura diferente na comunidade. No caso do fitoplâncton, suas mudanças sazonais em lagos marginais podem ser explicadas através da interação entre o desenvolvimento sucessional verdadeiro e a hipótese do distúrbio intermediário de CONNELL (1978). Deste modo, o presente estudo se propõe a verificar as influências do ciclo hidrossedimentológico - caracterizado não somente pelo pulso de inundação, mas também pelo manejo da represa - na estrutura da comunidade fitoplanctônica de três lagoas marginais do sistema rio - planície de inundação localizado na zona de desembocadura do rio Paranapanema na represa de Jurumirim, por meio de amostras mensais e de um estudo intensivo que se iniciará na fase em que ocorre o pulso de inundação lateral pelas águas do rio. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRANADO, D. C.; HENRY, R. Phytoplankton community response to hydrological variations in oxbow lakes with different levels of connection to a tropical river. Hydrobiologia, v. 721, n. 1, p. 223-238, JAN 2014. Citações Web of Science: 9.
GRANADO, DANIELLI CRISTINA; HENRY, RAOUL. Changes in abiotic characteristics of water in the Paranapanema River and three lateral lagoons at mouth zone of the Jurumirim Reservoir during the flood period, Sao Paulo, Brazil. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 40, n. 1, p. 79-89, 2012. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.