Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação de enzima glicose-6-fosfato desidrogenase por processo de extração líquido-líquido em sistemas aquosos bifásicos integrado ao rompimento celular de Candida guilliermondii

Processo: 03/12855-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Ines Conceicao Roberto
Beneficiário:Daniela de Borba Gurpilhares
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Sistema de duas fases aquosas   Fermentação   Candida guillermondii   Purificação de enzimas

Resumo

O presente trabalho visa estudar o processo de purificação da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PDH) por extração em sistema de duas fases aquosas integrado ao processo de rompimento celular, em moinho de bolas. A enzima será obtida em cultivos da levedura Candida guilliemiondii FTI 20037, em meio à base de hidrolisado hemicelulósico de palha de arroz em condições pré-determinadas em trabalhos anteriores. Os efeitos dos parâmetros concentração do PEG e concentração do tampão fosfato sobre a extração da G6PDH serão investigados nos sistema convencional (com as células previamente rompidas) e integrado (rompimento na presença dos componentes da extração), empregando-se a metodologia do planejamento experimental. Os ensaios serão realizados em moinho de bola (esferas de vidro com 0,5 mm de diâmetro) vertical, capacidade de 2L, o qual foi desenvolvido e confeccionado nos Laboratórios da FAENQUIL, especialmente para este fim. Será realizado, ainda, um estudo cinético, onde serão determinados os valores de Km e o Vm da enzima presente no homogeneizado celular e após purificada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GURPILHARES, DANIELA B.; PESSOA, ADALBERTO; ROBERTO, INES C. Process Integration for the Disruption of Candida guilliermondii Cultivated in Rice Straw Hydrolysate and Recovery of Glucose-6-Phosphate Dehydrogenase by Aqueous Two-Phase Systems. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 176, n. 6, p. 1596-1612, JUL 2015. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GURPILHARES, Daniela de Borba. Purificação da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase por processo de extração líquido-líquido em sistemas aquosos bifásicos integrado ao rompimento celular de Candida guilliermondii. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena Lorena.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.