Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da plasticidade de subtipos de adrenoceptores alfa-1 na artéria caudal do rato

Processo: 03/04474-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:André Sampaio Pupo
Beneficiário:Susana Yuri Kamikihara
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Músculo liso

Resumo

Importantes ações da noradrenalina e adrenalina resultam da ativação de receptores adrenérgicos alfa-1 (alfa1-ARs) tais como controle do tônus da musculatura lisa e ativação de vias de sinalização mitogênicas. Os alfa-1-ARs compreendem uma família de receptores estruturalmente relacionados composta por três diferentes subtipos (alfa-1A-, alfa-1B- e alfa-1 D-ARs) que levam à ativação de vias de sinalização aparentemente redundantes envolvendo a Proteína Gq/11. Relativamente pouco é sabido sobre os fatores que controlam a expressão dos subtipos de alfa-1-ARs. No entanto, têm sido descrita a existência de uma relação positiva entre densidade de inervação adrenérgica e predominância de alfa-1A-ARs em uma série de tecidos do rato. Interessantemente, esta relação pode ser aplicada à artéria caudal do rato, pois este vaso recebe densa inervação adrenérgica e o subtipo de alfa-1-AR envolvido na resposta contrátil à noradrenalina é o alfa-1A. Portanto, o presente projeto de dissertação propõe investigar se a simpatectomia química com reserpina induz ou não plasticidade nas populações de alfa-1-ARs envolvidos na contração e ativação de vias mitogênicas na artéria caudal do rato. Este estudo é importante, pois fornecerá informações sobre os fatores que controlam a expressão de alfa-1-ARs. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAMIKIHARA, Susana Yuri. Investigação da distribuição dos adrenoceptores "alfa" 1 ao longo da artéria caudal de rato e da plasticidade destes receptores induzida pela simpatectomia química com reserpina. 92 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.