Busca avançada
Ano de início
Entree

Os adverbios focalizadores no portugues falado do brasil: uma abordagem funcionalista.

Processo: 02/12621-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marize Mattos Dall'Aglio Hattnher
Beneficiário:Edson Rosa Francisco de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prosódia

Resumo

Sob um ponto de vista funcional, a linguagem é definida como um instrumento utilizado para propósitos essencialmente comunicativos, ou seja, caracteriza a capacidade que os indivíduos têm não apenas de codificar e decodificar expressões, mas também de usar e interpretar essas expressões de uma maneira interacionalmente satisfatória. Nesse cenário, o presente trabalho tem por objetivo descrever a funcionalidade dos advérbios focalizadores (também, somente, só, exatamente, principalmente, justamente, etc.) e a sua co-ocorrência com outras estratégias de marcação de foco, tais como a ordem especial de constituintes, as construções de clivagem e a proeminência prosódica, no português falado do Brasil. O universo de investigação é constituído pelos inquéritos do Projeto da Norma Urbana Culta (NURC). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Edson Rosa Francisco de. Os advérbios focalizadores no português falado do Brasil : uma abordagem funcionalista. 2004. 174 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.