Busca avançada
Ano de início
Entree

Geocronologia e litogeoquimica dos macicos graniticos do cerne e passa tres (w de curitiba, pr): implicacoes tectonicas.

Processo: 01/00961-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Oswaldo Siga Junior
Beneficiário:Leonardo Fadel Cury
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geocronologia   Litogeoquímica   Geologia isotópica

Resumo

O propósito deste projeto de mestrado é promover um estudo geocronológico-isotópico dos stocks graníticos que ocorrem na porção sudeste da Faixa Apiaí (W de Curitiba-PR), representado pelos Granitos Passa Três e Cerne, bem como de corpos menores tais como Chacrinha, Rio Abaixo, além corpos reconhecidos e sem denominações específicas. Pretende-se, utilizando-se das metodologias Sm-Nd, U-Pb, Ar-Ar, K-Ar, Pb-Pb e Rb-Sr acopladas a estudos petrográficos e geoquímicos, caracterizar com precisão épocas relacionadas à derivação manto/crosta dos protólitos crustais dessas rochas, idades de formação, de resfriamento e características petrogenéticas relacionadas à gênese desses maciços. Adicionalmente, é objetivo deste projeto estabelecer as condições tectônicas de colocação desses maciços em relação às seqüências metavulcanossedimentares (Formações Betara e Votuverava) e as zonas de cisalhamento adjacentes (Lancinha, Cerne e Morro Agudo) utilizando-se de datações em minerais (biotita, muscovita) neoformados nesse processo, bem como de critérios estruturais que identifiquem a cinemática envolvida. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURY, Leonardo Fadel. Geocronologia e litogeoquímica dos stocks graníticos da porção sudeste da Faixa Apiaí, estado do Paraná. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.