Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise tafonomica das concentracoes fossiliferas de macroinvertebrados do membro. romualdo (albiano) da formacao santana, bacia do araripe, ne, brasil: significado estratigrafico,

Processo: 00/06441-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Marcello Guimarães Simões
Beneficiário:Alexandre Magno Feitosa Sales
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia De Araaipe | Bioestratinomia | Formacao Santana | Tafonoia

Resumo

Propõe-se um estudo tafonômico para as concreções fossilíferas formadas por macroinvertebrados bentônicos (bivalves e gastrópodes), provenientes do Membro Romualdo (Albiano), da Formação Santana, da Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil. O projeto tem por objetivos gerais verificar se as concentrações fossilíferas (e. g., coquinas) podem ser cronocorrelatas para o intervalo superior da Formação Santana e, num arcabouço cronoestratigráfico previamente estudado, determinar qual a posição que as coquinas do Membro Romualdo ocupam dentro da sucessão albiana, e seu significado paleoambiental em um contexto regressivo-transgressivo. Para tanto serão executados os seguintes objetivos específicos, listados abaixo: 1) estudo tafonômico comparado das concentrações coquinóides que ocorrem estratigraficamente na porção superior da Formação Santana, Membro Romualdo, envolvendo a análise das assinaturas tafonômicas, da qualidade de preservação dos bioclastos e suas feições sedimentológicas; 2) correlação das características tafonômica das concentrações fossilíferas com o arcabouço estratigráfico e bioestratigráfico disponíveis, reconhecendo a variação dos padrões de preservação ao longo destes; 3) estabelecimento de modelo de tafofácies para os níveis coquinóides analisados e, 4) análise da resolução temporal e espacial dos depósitos bioclásticos examinados, interpretados como tempestitos proximais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALES, Alexandre Magno Feitosa. Análise tafonômica das ocorrências fossilíferas de macroinvertebrados do Membro Romualdo (Albiano) da Formação Santana, Bacia do Araripe, NE do Brasil: significado estratigráfico e paleoambiental. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.