Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistencia a extincao do comportamento de esquiva: efeitos da exposicao anterior a eventos aversivos incontrolaveis e da probabilidade de reforco.

Processo: 01/13097-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Helena Leite Hunziker
Beneficiário:Cristiano Valerio dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desamparo aprendido

Resumo

A literatura sobre resistência a mudança de comportamentos mantidos por reforçamento positivo tem mostrado que, quanto maior a taxa ou a probabilidade de reforços, mais o comportamento persiste em face de alterações nas contingências. Contudo, poucos estudos têm sido realizados com o objetivo de estudar a resistência a mudança de comportamentos mantidos por reforçamento negativo, embora seu estudo seja de grande importância para a compreensão do comportamento dos organismos, principalmente em situações aplicadas. O presente estudo tem por objetivo investigar o efeito da exposição a eventos aversivos incontroláveis e da probabilidade de reforço sobre a resistência à extinção do comportamento de esquiva. Inicialmente, cinco grupos de ratos expostos a choques incontroláveis e seu desempenho em esquemas múltiplos diferentes probabilidades de reforço e posterior extinção será comparado com grupos de ratos que não passarão por choques incontroláveis. Em seguida, um sujeito de cada grupo será exposto a condições de reforçamento nas quais a probabilidade de reforço será manipulada entre os componentes de um esquema múltiplo e cada condição de reforçamento será seguida por uma condição de extinção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALERIO DOS SANTOS, CRISTIANO; GEHM, TAUANE; LEITE HUNZIKER, MARIA HELENA. Learned helplessness in the rat: Effect of response topography in a within-subject design. Behavioural Processes, v. 86, n. 2, p. 178-183, FEB 2011. Citações Web of Science: 1.
HUNZIKER‚ MHL; DOS SANTOS‚ CV. Learned helplessness: effects of response requirement and interval between treatment and testing. Behavioural Processes, v. 76, n. 3, p. 183-191, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.