Busca avançada
Ano de início
Entree

Módulo de células solares de TiO2/corante com eletrólito polimérico

Processo: 03/04956-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marco-Aurelio de Paoli
Beneficiário:Jilian Nei de Freitas
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Pretende-se trabalhar com células fotoeletroquímicas regenerativas de TiO2 nanocristalino sensibilizado por um corante, usando um eletrólito sólido polimérico. Células de 2,5 cm2 serão conectadas em série para construir um módulo de 9 V, cuja variação da eficiência de conversão de energia em função da intensidade de irradiação luminosa incidente será objeto principal de estudo. Para tanto, alguns componentes que compõe em cada célula serão ajustados, pretende-se caracterizar a estrutura do filme de TiO2 depositado sobre eletrodos condutores e otimizar a condutividade iônica de um eletrólito baseado em poli(óxido de etileno-co-epicloridrina) 87:13 + Nal + 12, variando-se a quantidade de sal dissolvido na matriz do elastômero. Para tornar este estudo sistemático, uma célula com área ativa de 1 cm2 e composição semelhante àquelas que serão utilizadas na confecção do módulo será caracterizada fotoeletroquimicamente em banco óptico com lâmpada de Xe e a seguir, sob exposição ao Sol. Assim será possível comparar o desempenho do módulo (eficiência, potência, potencial de circuito aberto e fotocorrente) com o funcionamento de uma única célula trabalhando isoladamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FREITAS, JILIAN NEI; LONGO, CLAUDIA; NOGUEIRA, ANA FLAVIA; DE PAOLI, MARCO-AURELIO. Solar module using dye-sensitized solar cells with a polymer electrolyte. SOLAR ENERGY MATERIALS AND SOLAR CELLS, v. 92, n. 9, p. 1110-1114, SEP 2008. Citações Web of Science: 29.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Jilian Nei de. Modulo de celulas solares de TiO/2 corante e eletrolito polimerico. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.