Busca avançada
Ano de início
Entree

Geoprocessamento na administracao municipal: analise sobre o processo de construcao e atualizacao do cadastro imobiliario urbano nas prefeituras da regiao metropolitana de campinas,sp.

Processo: 07/57092-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Fernanda Lodi Trevisan
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geoprocessamento

Resumo

Esta pesquisa propõe analisar o processo de construção e atualização do Cadastro Imobiliário Urbano (CIU) nas Prefeituras dos dezenove municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), São Paulo, enfocando a utilização das tecnologias de geoprocessamento, em especial ao Sistema de Informações Geográficas (SIG). O enfoque no geoprocessamento aplicado ao CIU não é aleatório, pois é um valioso suporte tecnológico que permite maior agilidade, precisão e confiabilidade no processamento das informações espaciais. O CIU é um conjunto de arquivos contendo o registro de dados da base imobiliária da cidade. Entende-se aqui que o CIU é um ponto primordial da promoção do planejamento e gestão urbana, uma vez que são as informações contidas e atualizadas no Cadastro que fundamentam políticas públicas que necessitam da visualização ampla da organização/constituição territorial municipal. O recorte da RMC se justifica pela consolidação de uma importante posição econômica e pela necessidade de políticas que subsidiem as ações de gestão e planejamento municipal na região. Como abordagem teórica utilizada neste trabalho propõe-se a contribuição oriunda do pensamento da geografia urbana crítica, em especial o conceito de (re)produção do espaço. Para operacionalização da pesquisa serão realizados trabalhos de campo às Prefeituras, aplicação de questionários e entrevistas com os técnicos e secretários responsáveis pelo CIU. Pretende-se investigar quais tecnologias são empregadas no trabalho de aquisição, composição, manutenção e análise das bases de dados do CIU, o formato de dados do Cadastro (digital ou analógico), tipos de dados levantados, período de atualização, dentre outros, e sua aplicação nas atividades de planejamento e gestão urbana na RMC. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVISAN, Fernanda Lodi. Geoprocessamento na administração municipal: análise sobre o processo de construção e atualização do cadastro imobiliário urbano nas prefeituras da região metropolitana de Campinas - SP. 2009. 144 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.