Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do flúor na acidogenicidade, concentração de polissacarídeos e diversidade genotípica de estreptococos do grupo mutans no biofilme dental detectados por AP-PCR: estudo in situ

Processo: 05/03090-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Cinthia Pereira Machado Tabchoury
Beneficiário:Gláuber Campos Vale
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Técnicas de genotipagem

Resumo

Apesar do efeito antimicrobiano do Flúor (F) ser bem conhecido, não há evidências de uma possível ação deste elemento na diversidade genotípica de Streptococcus mutans. Assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar a influência do F na acidogenicidade, na concentração de polissacarídeos e na diversidade genotípica de S. mutans no biofilme dental formado in situ. Para isso, um estudo in situ cruzado será conduzido e 16 voluntários adultos usarão um dispositivo intra-oral palatino contendo blocos de esmalte humano hígido, sendo submetidos a 4 grupos de tratamentos: (1) Dentifrício não fluoretado; (2) Dentifrício contendo 1100 ppm de F na forma de NaF; (3) Aplicação tópica de F + dentifrício não fluoretado; (4) Aplicação tópica de F + dentifrício fluoretado. A aplicação tópica de F será realizada no 1º. dia de cada fase experimental. Os voluntários deverão escovar os dispositivos 3x/dia com os dentifrícios designados para cada fase e gotejar água destilada deionizada ou uma solução de sacarose 20% 8x/dia para simular um desafio cariogênico. Ao final de 7 dias será determinada a acidogenicidade do biofilme e no 8º. dia, o biofilme será coletado para as análises microbiológica e bioquímica. Para a análise microbiológica, as amostras do biofilme dental e saliva dos voluntários serão inoculadas em meio MSB. Oito colônias típicas dos estreptococos do grupo mutans de cada amostra de biofilme dental e saliva serão isolados e então será realizada a extração de DNA desses microrganismos. Será realizada uma reação de PCR com “primers” específicos para identificação dos S. mutans. Então, será realizado o AP-PCR com o “primer” arbitrário OPA-02 e os produtos resultantes de ambas amplificações serão analisados em gel de agarose 1,5%. A documentação fotográfica dos géis será realizada em um sistema de imagem digital e analisada por um programa de computador, para a determinação da mobilidade relativa de cada banda. A análise bioquímica consistirá na determinação da concentração de polissacarídeos extra e intracelulares após extração por meio de método colorimétrico. Os genótipos representativos encontrados na saliva e no biofilme dental formados nos tratamentos descritos acima serão avaliados quanto à viabilidade celular em pH 5,0 e 2,8; atividade de F-ATPase e produção de ácidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GLAUBER CAMPOS VALE; ALTAIR ANTONINHA DEL BEL CURY; RODRIGO ALEX ARTHUR; JAIME APARECIDO CURY; CÍNTHIA PEREIRA MACHADO TABCHOURY. Recolonization of Mutans Streptococci after Application of Chlorhexidine Gel. Brazilian Dental Journal, v. 25, n. 6, p. 485-488, Dez. 2014.
VALE, G. C.; TABCHOURY, C. P. M.; DEL BEL CURY, A. A.; TENUTA, L. M. A.; TEN CATE, J. M.; CURY, J. A. APF and Dentifrice Effect on Root Dentin Demineralization and Biofilm. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 90, n. 1, p. 77-81, JAN 2011. Citações Web of Science: 30.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALE, Gláuber Campos. Efeito da aplicação topica de fluor e uso de dentifricio fluoretado no biofilme dental e dentina radicular. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.