Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do mecanismo de oxidação de hidrogênio contaminado por monóxido de carbono em células PEMFC contendo catalisadores anódicos baseados em Pt-M/C (M=Ru, mo, Fe e w)

Processo: 05/03232-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Edson Antonio Ticianelli
Beneficiário:Luis Gustavo da Silva Pereira
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Monóxido de carbono   Eletroquímica

Resumo

A busca por fontes alternativas de energia é uma tendência mundial, e neste contexto, as células a combustível alimentadas com hidrogênio obtido através da reforma de hidrocarbonetos e/ou álcoois constituem a mais promissora alternativa para a geração de energia elétrica em substituição aos geradores acionados por motores a combustão. No entanto, estes dispositivos têm seu desempenho altamente prejudicado quando na presença de hidrogênio contaminado por CO e quando Pt dispersa em carbono é usada como eletrocatalisador no ânodo. Visando aumentar a tolerância deste material em relação ao CO, pretende-se neste trabalho desenvolver, caracterizar e otimizar eletrocatalisadores dispersos em carbono para a reação de oxidação de hidrogênio na presença de CO. Além disso, um estudo sistemático de eletrodos de difusão de gás contendo filtros formados por catalisadores dispersos em carbono para a mesma reação será também avaliado. Os materiais produzidos serão caracterizados por análises de energia dispersiva de raios-X (EDX), difração de raios-X (DRX) e espectroscopia de absorção de raios-X (XAS). As avaliações do desempenho eletroquímico serão feitas através do levantamento sistemático de curvas de polarização em estado estacionário e de voltametria cíclica em células a combustível de eletrólito polimérico unitárias. Visando uma melhor compreensão dos fenômenos eletroquímicos serão realizadas medidas de espectrometria eletroquímica diferencial de massas (DEMS) nos diversos arranjos experimentais em estudo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Luis Gustavo da Silva. Avaliação do mecanismo de oxidação de hidrogênio contaminado por monóxido de carbono em células PEMFC contendo catalisadores anódicos baseados em Pt-M/C (M=Ru, Mo, Fe e W). 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.