Busca avançada
Ano de início
Entree

A interpretação tipológica da bíblia e seus reflexos na representação do povo judeu

Processo: 06/56507-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Berta Waldman
Beneficiário:Marta Bernadete Frolini de Aguiar Marczyk
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antissemitismo   Judaísmo   Literatura brasileira

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como proposta estudar a Tipologia Bíblica, que consiste em uma estratégia discursiva que organiza um texto e, conjuntamente, prescreve um modo específico de interpretação desse mesmo texto. A Tipologia Bíblica orienta-se pela observação de figuras veterotestamentárias que foram utilizadas nos textos constitutivos da doutrina cristã, no século I, e urdiram uma frente às interpretações tradicionais judaicas da Bíblia. Assim como as figuras do Antigo Testamento foram tomadas como mistérios a serem desvendados, e que passaram a indiciar, por esse motivo, fatos futuros, esclarecidos, realizados ou ampliados nas figuras do Novo Testamento, semelhante procedimento, que relaciona o profetizado no passado e sua respectiva realização no futuro, tem extrapolado a interpretação da palavra sagrada e, pela própria natureza atribuída ao sagrado de pertencer à eternidade da vida, tem continuadamente participado dos textos do mundo. As considerações tipológicas bíblicas reincidiram, por conseguinte, nos textos medievais, na literatura europeia e, por fim, durante a colonização portuguesa da América, influenciaram as representações artísticas brasileiras, nas quais a figura do judeu, dentro da pesquisa mais ampla que abriga este projeto - a saber: "A representação do judeu na literatura brasileira", coordenada pela Prof. Dr. Berta Waldman - ganha especial importância. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCZYK, Marta Bernadete Frolini de Aguiar. A interpretação tipológica da Bíblia e seus reflexos na representação do povo judeu. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.