Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de fibrocimentos com gradientes funcionais de propriedades

Processo: 05/03943-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Vanderley Moacyr John
Beneficiário:Cleber Marcos Ribeiro Dias
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asbestos   Durabilidade   Fibra de carbono   Materiais compósitos

Resumo

O conceito de Functionally graded materials (FGM) tem sido empregado em diversos ramos da engenharia para desenvolver materiais de elevado desempenho para as mais variadas aplicações. Na construção civil, e em particular, na tecnologia do fibrocimento, este conceito ainda não foi empregado, apesar de apresentar grande potencial para o desenvolvimento de componentes duráveis e com elevado desempenho.Neste projeto, propõe-se empregar o conceito de FGM para desenvolver telhas de fibrocimento com desempenho mecânico otimizado e com custo de produção inferior ao praticado com a tecnologia convencional. Para isso, fibrocimentos FGM serão inicialmente desenvolvidos em laboratório, para o estabelecimento de técnicas de processamento e de regras de proporcionamento entre materiais. Serão utilizados os materiais convencionalmente empregados pelas indústrias de fibrocimento e materiais inovadores - poliméricos e fibrosos (fibras de carbono), para essas indústrias. Telhas de fibrocimento FGM serão projetadas com auxílio do método dos elementos finitos (MEF), produzidas em escala pré-industrial no maquinário convencional (Hatschek) com modificações e avaliadas quanto ao desempenho mecânico e viabilidade econômica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudo cria modelo animal de autismo  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, C. M. R.; CAMPELLO, E. M. B.; SAVASTANO, JR., H.; JOHN, V. M. Exploratory pre-industrial test linking FGM and Hatschek technologies for the manufacture of asbestos-free corrugated cementitious roof sheets. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 190, p. 975-984, NOV 30 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Cleber Marcos Ribeiro. Fibrocimentos com gradação funcional.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.