Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da variabilidade genética de Culex quinquefasciatus Say, por análise do DNA ribossômico e mitocondrial

Processo: 06/57272-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Mauro Toledo Marrelli
Beneficiário:Sirlei Antunes de Morais
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/50225-2 - Desenvolvimento de metodologias alternativas no controle de mosquitos (Diptera: Culicidae) de importância epidemiológica: uso do método ridl (liberação de insetos carregando um gene letal dominante) [... ], AP.JP
Assunto(s):Culex   DNA   Marcador molecular

Resumo

Com o propósito de caracterizar e comparar a variabilidade genética da população de Culex quinquefasciatus em diferentes localidades do Brasil, pela análise das seqüências ITS2 do DNAr e do gene COI do DNAmt, e discutir as implicações das diferenças intra e interespecíficas nas medidas de controle populacional da espécie, serão coletadas amostras de mosquitos adultos em diversas regiões do país, sendo considerados os locais próximos à faixa da linha equatorial (Belém, PA; Manaus, AM, Cuiabá, MT e Recife, PE) e trópico de capricórnio (São Paulo, SP; Florianópolis, SC e Porto Alegre, RGS). Também serão consideradas as diferenças entre zonas litorâneas, serrado, caatinga, mata Atlântica, entre outros. As amostras serão coletadas por técnica de aspiração, identificadas morfologicamente, contadas (500 em cada região) e após, processadas em laboratório. Serão feitos testes de extração de DNA, amplificação do ITS2 e COI, clonagem e seqüenciamento. Os dados de freqüência serão trabalhados utilizando-se programas de estatística genética, para modelagem dos dados e observação do comportamento da seqüência genética. Além destes, serão trabalhadas medidas de dispersão, estatísticas descritivas, testes de hipóteses, de significância estatística e análise de variância, a fim de estimar as diferenças genéticas nas populações estudas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAIS, SIRLEI ANTUNES; MORATORE, CAMILA; SUESDEK, LINCOLN; MARRELLI, MAURO TOLEDO. Genetic-morphometric variation in Culex quinquefasciatus from Brazil and La Plata, Argentina. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 105, n. 5, p. 672-676, AUG 2010. Citações Web of Science: 20.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, Sirlei Antunes de. Relações morfométricas e genética populacional de Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae). 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.