Busca avançada
Ano de início
Entree

Questoes do uso comum: logicas de apropriacao de territorios e recursos naturais.

Processo: 06/56820-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Emilia Pietrafesa de Godoi
Beneficiário:Marisa Barbosa Araujo Luna
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Territorialidade   Meio ambiente

Resumo

Proponho analisar duas situações de gestão de espaços territoriais e recursos naturais de uso comum, nas quais o reconhecimento de uma territorialidade específica é fundamental para a titulação coletiva da terra. A saber, a Reserva Extrativista do Alto Juruá, no oeste do estado do Acre e a Comunidade Remanescente de Quilombo de Praia Grande, no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Tenho o objetivo de apreender princípios sociais que orientam o sistema de direito local. Com o foco nas disputas locais sobre uso e domínio de recursos naturais, será possível verificar semelhanças e diferenças entre sistemas de uso comum dos recursos naturais, mecanismos sociais, institucionais, políticos, e simbólicos que dão suporte às diferentes práticas de gestão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUNA, Marisa Barbosa Araujo. Questões do uso comum : transformações das lógicas de apropriação de territórios e recursos naturais. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.