Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do GPR43 na função de macrófagos: possível mecanismo de ação dos ácidos graxos de cadeia curta

Processo: 06/00372-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Rui Curi
Beneficiário:Marco Aurélio Ramirez Vinolo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos voláteis   Receptores acoplados a proteínas-G   Macrófagos   Receptor 2 de ácido graxo livre

Resumo

Os receptores acoplados a proteína G (GPR) representam a maior família de receptores transmembrana e são responsáveis pela propagação intracelular de sinais em resposta a diversos tipos de estímulos. Os receptores GPR 40, 41 e 43 pertencem a uma subfamília de GPRs ativados por ácidos graxos. O receptor GPR43 é expresso em leucócitos, principalmente, monócitos e neutrófilos e é ativado por ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Considerando-se que os AGCCs, particularmente, propionato e butirato, parecem ter ações nos processos de diferenciação, maturação e ativação/modulação funcional dos leucócitos, temos como objetivo neste trabalho, avaliar a importância da ativação do receptor GPR43 para a função de macrófagos. Para tanto, utilizaremos células THP-1 (leucemia promielocítica aguda) diferenciadas em macrófagos, as quais serão tratadas com os AGCCs (acetato, propionato e butirato) e avaliaremos os seguintes parâmetros funcionais: quimiotaxia, capacidade de fagocitose, produção de espécies reativas de oxigênio e óxido nítrico, síntese de citocinas (TNF- α, IL-1β, INF-γ, IL-6 e IL-10), ativação do fator de transcrição NFκB e expressão dos receptores CD14 e Toll like receptor 4 (TLR 4). Posteriormente, faremos o bloqueio da expressão do receptor GPR43 pela técnica de siRNA (small interference RNA) e avaliaremos funcionalmente as células na presença ou não dos AGCCs. Os resultados serão obtidos com o bloqueio serão comparados com os obtidos sem o bloqueio do receptor (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VINOLO, MARCO A. R.; RODRIGUES, HOSANA G.; HATANAKA, ELAINE; HEBEDA, CRISTINA B.; FARSKY, SANDRA H. P.; CURI, RUI. Short-chain fatty acids stimulate the migration of neutrophils to inflammatory sites. Clinical Science, v. 117, n. 9-10, p. 331-338, NOV 2009. Citações Web of Science: 62.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VINOLO, Marco Aurélio Ramirez. Efeito dos ácidos graxos de cadeia curta sobre neutrófilos.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.