Busca avançada
Ano de início
Entree

Contando histórias: fixers em Sarajevo

Processo: 06/01117-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Omar Ribeiro Thomaz
Beneficiário:Andréa Carolina Schvartz Peres
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade social   Bósnia-Herzegóvina   Nação   Nacionalismo   Jornalismo   Etnografia

Resumo

A partir de pesquisa de campo em Sarajevo com pessoas que trabalharam para os jornalistas durante a guerra na Bósnia os fixers, pretendo pensar o lugar desses sujeitos na constituição de uma fala sobre o conflito e em sua própria constituição enquanto atores políticos. Paralelamente, penso a guerra enquanto um contexto de elaboração de discursos e identidades, que se revelaria de modo especial por meio deste sujeito que procuro analisar. Os fixers são os intérpretes, os guias que tornaram possível o fazer jornalístico durante a guerra em um lugar estrangeiro e de língua estrangeira para as grandes organizações mundiais de mídia, predominantemente norte-americanas e européias, que realizaram a cobertura do conflito e a transmitiram para todo o globo. Penso os fixers, portanto, como reveladores dos processos elencados acima e, também, como emblemáticos para se pensar o próprio fazer antropológico. Apesar de já termos, na antropologia, refletido sobre o trabalho de campo, sobre o lugar do antropólogo e do informante na etnografia, dentre outras questões de cunho epistemológico, não atentamos ainda para este intermediário, sempre presente no campo, mas ausente, enquanto tal, nas etnografias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Andréa Carolina Schvartz. Contando histórias : fixers em Saravejo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.