Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao fisiologica e morfologica do sistema mastigatoria em criancas.

Processo: 05/03914-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Duarte Gavião
Beneficiário:Marcia Diaz Serra
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Saliva   Eletromiografia   Força de mordida   Ultrassonografia

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar os aspectos morfológicos e fisiológicos que influenciam o processo mastigatório em crianças. Para tal, serão selecionadas 120 crianças de ambos os sexos, de 8 a 12 anos, nas fases de dentição mista e início da dentição permanente. Após avaliação clínica as crianças serão divididas em grupos de acordo com as características morfológicas da oclusão. Serão verificadas as seguintes variáveis: 1-fluxo salivar (através de coleta de saliva não estimulada e estimulada com ParafilmÒ) e composição salivar (avaliação da quantidade total de proteína salivar, atividade da a-amilase, e determinação da capacidade tampão); 2- Percepções de sabor e textura de alimentos durante a mastigação de alimentos comercialmente disponíveis em quantidades padrões de 2g e quantificação através de escala analógica de 0 a 100 mm; 3- Atividade eletromiográfica durante a mastigação dos alimentos; 4- Força de mordida - utilizando-se um transmissor constituído de um tubo de fibra reforçada, pressurizado em seis níveis (cinco submáximas e uma máxima); 5- Avaliação da eficiência muscular – relação entre eletromiografia e força de mordida; 6- Espessura dos músculos masseter e porção anterior do temporal - em duas posições mandibulares: máxima contração e posição postural, através da ultra-sonografia com o equipamento de ultra-sonografia digital Just Vision 200 (Toshiba Corporation, Japão); 7- Avaliação do número de ciclos mastigatórios e limiar de deglutição; 8- Morfologia Facial – através da análise do tipo facial em cefalometria; 9- Peso e altura corporais – obtidos por balança atropométrica. As variáveis serão analisadas através de estatística descritiva e quantitativa (análise multivariada), e, então, correlacionadas através dos coeficientes de Pearson ou Spearman. As variáveis qualitativas serão associadas às outras variáveis através de testes não paramétricos. Modelos de regressão que mais se ajustarem às correlações significativas serão utilizados para verificar a tendência entre as variáveis. O nível de significância será de 0,05% ou p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERRA, MARCIA DIAZ; DUARTE GAVIAO, MARIA BEATRIZ; DOS SANTOS UCHOA, MARINES NOBRE. THE USE OF ULTRASOUND IN THE INVESTIGATION OF THE MUSCLES OF MASTICATION. ULTRASOUND IN MEDICINE AND BIOLOGY, v. 34, n. 12, p. 1875-1884, DEC 2008. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.