Busca avançada
Ano de início
Entree

Liminaridade social, bebidas alcoólicas e outras drogas: funções e significados entre moradores de rua da cidade de São Paulo

Processo: 06/56610-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Rubens de Camargo Ferreira Adorno
Beneficiário:Walter Varanda
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Políticas públicas   Morador de rua   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Bebidas alcoólicas   São Paulo (SP)

Resumo

Esta pesquisa focaliza o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas entre moradores de rua na cidade de São Paulo. Visa caracterizar as formas de uso, qualificando as funções e os significados que estes usos assumem no contexto de liminaridade social em que estas pessoas se encontram. Utilizaremos os referenciais da teoria do desvio de H. Becker e conceitos de estrutura e anti-estrutura de V. Turner para análises contextuais da situação de rua, bem como estudos sobre o uso de álcool e drogas como mediadores das relações interpessoais e das experiências de si, na perspectiva da reatividade do sujeito enquanto sujeito de direitos. Pretendemos um olhar etnográfico que revele a dinâmica das "malocas" de grupos de moradores de rua, a interação destas pessoas com a rede institucional de assistência pública ou a partir de trajetórias individuais, caracterizando o álcool e drogas nos circuitos de sobrevivência da rua e como recursos frente à situação de apartação social. O estudo utilizará análise documental, observação de campo, discussões em grupos e entrevistas com informantes chave, usuários ou não de bebidas alcoólicas e outras drogas. Os resultados deverão oferecer subsídios para reavaliação das formas de abordagem das questões relativas a este uso no âmbito da saúde coletiva dos moradores de rua. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARANDA, Walter. Liminaridade, bebidas alcoólicas e outras drogas: funções e significados entre moradores de rua. 2009. 200 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.