Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo cinético da degradação térmica do colesterol em sistemas modelo lipídicos

Processo: 06/57024-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Neura Bragagnolo
Beneficiário:Gislaine Chrystina Nogueira de Faria
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol   Cinética

Resumo

O colesterol apresenta em sua estrutura química uma ligação dupla sendo, portanto, susceptível a reações oxidativas e mesmo quando protegido da oxidação, pode ser degradado por autoxidação sob várias circunstâncias. A iniciação dessa degradação ainda é desconhecida, mas evidencia-se principalmente pela formação de radicais no colesterol no estado cristalino. Poucos trabalhos sobre cinética de degradação térmica de colesterol são encontrados na literatura e os resultados obtidos são muitas vezes divergentes. O objetivo deste trabalho visa estudar a cinética da degradação térmica do colesterol e concomitante formação de óxidos de colesterol e alteração de ácidos graxos em sistemas-modelo lipídicos submetidos a faixas de temperaturas que variam de 25 a 220°C, na presença e ausência de triacligliceróis (triestearina, trioleina e trilinolenina), de antioxidantes (TBHQ, a-tocoferol e b-caroteno) e de oxigênio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Gislaine Chrystina Nogueira de. Degradação do colesterol submetido ao aquecimento na presença de ácidos graxos e antioxidantes : estudo em sistemas-modelo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.