Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de receptores de glutamato, conexinas e proteínas ligantes de cálcio na epilepsia experimental no sagui (Callinthrix jacchus)

Processo: 06/57616-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Érika Reime Kinjo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores de glutamato   Conexinas   Epilepsia do lobo temporal   Modelos animais de doenças   Saguis

Resumo

Apesar da grande importância do uso de roedores no desenvolvimento de modelos experimentais de epilepsia, a caracterização de um modelo de epilepsia do lobo temporal em primatas não-humanos é de grande importância para uma maior elucidação dessa patologia devido à maior semelhança filogenética com os seres humanos. Nesse sentido, os sagüis (Callithrix jacchus) têm sido de grande importância em vários tipos de pesquisa devido ao seu pequeno tamanho (aproximadamente 300-600g), à facilidade de adaptação a diferentes condições e temperamento calmo, dentre outros fatores, e sua utilização em estudos de epilepsia podem ajudar na compreensão da patologia em questão. Esses primatas têm sido usados preliminarmente por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Prof. Luiz Eugênio A. M. Mello e colaboradores) para desenvolvimento do modelo da pilocarpina, que mimetiza a epilepsia do lobo temporal, com resultados promissores. Neste projeto, pretende-se estudar, em associação com aqueles colegas, a expressão de diversas proteínas que potencialmente têm relação com o processo epiléptico, como os receptores de glutamato, as proteínas de cálcio do tipo tamponante, e as conexinas. As metodologias a serem utilizadas envolvem principalmente a imunohistoquímica, immunoblotting, e PCR convencional e de tempo real. Espera-se com esse projeto descrever a regulação dessas proteínas na epilepsia experimental, como subsídio para futuras possíveis intervenções no processo de gênese do processo epiléptico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KINJO, Érika Reime. Conexinas na epilepsia experimental induzida por pilocarpina: abordagem molecular e eletrofisiológica.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.