Busca avançada
Ano de início
Entree

Imprensa e escravidão: política e tráfico negreiro no Império do Brasil (Rio de Janeiro, 1822-1850)

Processo: 07/56779-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Rafael de Bivar Marquese
Beneficiário:Alain El Youssef
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escravidão   Opinião pública   Imprensa

Resumo

Esta pesquisa tem por objeto de estudo as discussões em torno do tráfico e da escravidão realizados nos periódicos do Império brasileiro, desde o momento em que foi decretada a liberdade de imprensa pelas Cortes de Lisboa (setembro de 1820), até o debate a respeito do último grande desembarque de africanos na costa brasileira, ocorrido em 1853 (o "caso do Bracuhy"). Nesse sentido, a pesquisa objetiva acompanhar as relações entre opinião pública e prática política em um período marcado por questões fundamentais relacionadas ao tráfico e à escravidão brasileira, a saber: a Convenção antitráfico entre Brasil e Inglaterra (1826), a proibição nacional do tráfico (1831) e o fim efetivo do contrabando (1850). Esta investigação dará continuidade à pesquisa de Iniciação Científica (IC) que se concentrou na análise de quatro periódicos (Jornal do Comércio, Aurora Fluminense, O Justiceiro e O Sete d'Abril) publicados durante o período regencial (1831-1840). Neste momento, a intenção é avançar a pesquisa em dois âmbitos: em primeiro lugar, pretende-se cobrir um número maior de periódicos referentes à década de 1830, a fim de dar maior consistência e riqueza ao trabalho já realizado; o segundo objetivo é ampliar o recorte cronológico no intuito de acompanhar como os debates ocorreram durante o período de construção do Estado nacional brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
O papel da imprensa na manutenção do tráfico escravista 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YOUSSEF, Alain El. Imprensa e escravidão: política e tráfico negreiro no império do Brasil (Rio de Janeiro, 1822-1850). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.