Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência contra mulheres no contexto urbano: abordagem multinível sobre a influência de fatores contextuais na ocorrência de violência por parceiro íntimo e suicídios no Município de São Paulo

Processo: 06/56648-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Lilia Blima Schraiber
Beneficiário:Ligia Bittencourt Kiss
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Violência por parceiro íntimo   Violência doméstica

Resumo

A violência contra mulheres é, desde 90, reconhecida como problema de saúde pública, pela magnitude e impactos na saúde. Propõe-se um estudo ecológico por distribuição sócio-geográfica sobre a violência contra a mulher por parceiro íntimo (VPI), por outros familiares e o suicídio de mulheres, em contextos urbanos diferenciados. Investiga-se as relações entre a VPI, a violência por outros familiares e a violência auto-inflingida (suicídio), e variáveis de contexto, sendo estas: a violência por estranhos, a violência por conhecidos não estranhos (vizinhos, amigos de escola ou de trabalho), a violência interpessoal de base comunitária entre homens (homicídios masculinos), a percepção pelas mulheres da criminalidade do ambiente onde vivem, as condições socioeconômicas deste ambiente, o acesso a redes de suporte social em nível local e o grau de isolamento social da mulher, para cada um dos contextos estudados. Será utilizado banco de pesquisa já existente, com dados populacionais sobre violência contra mulheres no Município de São Paulo, colhidos por inquérito domiciliar em amostragem por conglomerados, além de dados secundários coletados em bases oficiais (IBGE e PROAIM). O estudo também prevê processamento de análise cartográfica e espacial dos dados. O presente projeto dá continuidade à Iniciação científica (bolsista FAPESP) e ao Mestrado (bolsista do Grupo de Pesquisa) da pesquisadora, ambos em estudos de violência de gênero contra a mulher. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KISS, Ligia Bittencourt. Violência contra mulheres no contexto urbano: estudo sobre a distribuição espacial das violências no município de São Paulo. 2009. 186 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.