Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de ferramentas nanotecnológicas para a indução de morte em células de câncer de próstata

Processo: 06/03838-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Marcelo Bispo de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata   Riboflavina   Transfecção

Resumo

A riboflavina desempenha importante papel biológico como precursora das coenzimas flavina adenina dinucleotídeo e flavina mononucleotídeo. Estudos recentes têm apontado a riboflavina como potencial agente antineoplásico. A riboflavina irradiada é capaz de induzir morte de células tumorais (células leucêmicas, câncer de próstata e cólon retal) por apoptose, além de aumentar a disponibilidade de agentes antineoplásicos no meio intracelular e conseqüentemente, a eficácia desses fármacos. Esses dados suportam o presente projeto que tem como objetivo geral aplicar a ferramentas de nanotecnologia para otimizar a indução da apoptose de células de câncer de próstata. O modelo experimental que será utilizado é a linhagem PC3, a qual tem o gene PTEN deletado. Diante do pouco progresso alcançado no tratamento de câncer de próstata nos últimos anos e da relevância em propor novas estratégias terapêuticas, o projeto tem como objetivos específicos: a) aumentar a estabilidade/solubilidade dos fotoprodutos da riboflavina; b) propor uma formulação eficiente para a transfecção das células PC3 com o “constructor” para a PTEN; c) validar as preparações através da identificação dos mecanismos moleculares disparados pelo tratamento das células de câncer de próstata através da análise da expressão de proteínas envolvidas em vias de sobrevivência e de morte por apoptose. O projeto têm caráter inovador em vários aspectos: utilização do PepChip para traçar o perfil kinômico celular; fornecimento de informações inéditas sobre o metabolismo de células tumorais de próstata bem como validar o potencial da riboflavina como adjuvante na quimioterapia; a obtenção de uma formulação otimizada para transfecção podendo ter uma ampla aplicação na área de biologia molecular, cabendo ainda mencionar que apesar da existência no comércio de vários kits para transfecção, a eficiência da técnica para alguns tipos celulares, ainda é baixa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JESUS, MARCELO BISPO; FRACETO, LEONARDO FERNANDES; FLORENCIA MARTINI, MARIA; PICKHOLZ, MONICA; FERREIRA, CARMEN VERISSIMA; DE PAULA, ENEIDA. Non-inclusion complexes between riboflavin and cyclodextrins. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 64, n. 6, p. 832-842, JUN 2012. Citações Web of Science: 20.
FRANCO DE LIMA, ROBERTA ALINE; DE JESUS, MARCELO BISPO; SAIA CEREDA, CINTIA MARIA; TOFOLI, GIOVANA RADOMILLE; CABECA, LUIS FERNANDO; MAZZARO, IRINEU; FRACETO, LEONARDO FERNANDES; DE PAULA, ENEIDA. Improvement of tetracaine antinociceptive effect by inclusion in cyclodextrins. Journal of Drug Targeting, v. 20, n. 1, p. 85-96, JAN 2012. Citações Web of Science: 23.
DE JESUS, MARCELO BISPO; ALVES PINTO, LUCIANA DE MATOS; FRACETO, LEONARDO FERNANDES; MAGALHAES, LUIZ AUGUSTO; ZANOTTI-MAGALHAES, ELIANA MARIA; DE PAULA, ENEIDA. Improvement of the oral praziquantel anthelmintic effect by cyclodextrin complexation. Journal of Drug Targeting, v. 18, n. 1, p. 21-26, JAN 2010. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Marcelo Bispo de. Utilização de ferramentas nanotecnologicas para a indução de morte em celulas de cancer de prostata. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.