Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do fosfoproteoma, proliferação e migração de linhagens celulares derivadas de glioblastoma estimuladas por EGF

Processo: 07/57321-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:José César Rosa
Beneficiário:Anelisa Ramão
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Glioma   Movimento celular

Resumo

Glioma é um dos tipos mais comuns de tumor primário no SNC adulto. É classificado em quatro graus, dos quais o glioblastoma multiforme (GBM), grau IV, é o mais agressivo, com média de sobrevivência de até um ano. Surge como conseqüência da desregulação de inúmeras vias de sinalização intracelular, que capacitam as células à proliferação celular aumentada, resistência a apoptose e perda de aderência e migração. Entre estas vias de sinalização estão aquelas ativadas pelo receptor do fator de crescimento epidermal (EGFR), que pertence a uma família de receptores tirosina-quinases relacionada a cascatas de sinalização intracelular que modulam a proliferação, sobrevivência, adesão, migração e diferenciação celular. O presente projeto de pesquisa pretende caracterizar fosfopeptídeos presentes nas proteínas que participam ou interagem nas vias de sinalização celular ativadas por EGFR e avaliar as mudanças do padrão de fosforilação em resposta ao estimulo por EGF, quanto à proliferação e migração celular nas linhagens celulares T98G e U87MG derivadas de glioblastoma secundário e primário, respectivamente. Para isso, serão realizados experimentos de cultivo celular sincronizado, ensaios de proliferação e migração, caracterização do fosfoproteoma através de imunoprecipitação e cromatografia de afinidade por metais (IMAC) e espectrometria de massa LC - ESI-MS/MS. Tendo em vista a importância das vias de sinalização ativadas por EGFR no desenvolvimento de glioma, o conhecimento dessas vias poderá contribuir para um melhor entendimento do processo biológico envolvido na progressão tumoral e um melhor entendimento da doença com possível caracterização de novos alvos para a intervenção terapêutica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMAO, ANELISA; GIMENEZ, MARCELA; LAURE, HELEN JULIE; IZUMI, CLARICE; DOS SANTOS VIDA, RODRIGO CESAR; OBA-SHINJO, SUELI; NAGAHASHI MARIE, SUELY KAZUE; ROSA, JOSE CESAR. Changes in the expression of proteins associated with aerobic glycolysis and cell migration are involved in tumorigenic ability of two glioma cell lines. PROTEOME SCIENCE, v. 10, SEP 3 2012. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.