Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e controle da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência

Processo: 06/02295-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Geraldo Roberto Martins da Costa
Beneficiário:Cristiane Lionço Zeferino
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/07567-7 - Monitoramento, análise e controle de instabilidade de tensão em sistemas elétricos de potência, AP.TEM
Assunto(s):Parâmetros   Carga elétrica   Estabilidade de tensão

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um processo de avaliação das alterações na margem de carregamento de um sistema de energia elétrica a partir de modificações nos parâmetros e/ou controles presentes neste sistema. A ideia principal é, após o cálculo da margem de carregamento para a condição nominal, estudar procedimentos de controle ou mesmo cortes de cargas ou outros, para manter o sistema operando em situações adversas. Este estudo será realizado através de análise de sensibilidade. Para isso, serão obtidos dados teóricos, a partir de levantamentos bibliográficos, que explicitarão os conceitos de sensibilidade aplicados à determinação da margem de carregamento do sistema estático de energia elétrica. A pesquisa fundamentar-se-á metodologicamente nos métodos de determinação do máximo carregamento via otimização e na teoria de sensibilidade de primeira ordem aplicada a soluções locais de segunda ordem. Serão apresentados estudos de casos reais e acadêmicos para a validação e verificação da abordagem proposta. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZEFERINO, Cristiane Lionço. Avaliação e controle de margem de carregamento em sistemas elétricos de potência. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.