Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização tectono-sedimentar de depósitos quaternários no nordeste da ilha do Marajó: integração de sísmica rasa e radar de penetração no solo

Processo: 06/03041-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Dilce de Fátima Rossetti
Beneficiário:Lena Simone Barata Souza
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radar de penetração no solo   Sistemas deposicionais   Tectônica   Estratigrafia

Resumo

Investigações geológicas e geomorfológicas na Ilha do Marajó, ligadas ao projeto em andamento, vêm demonstrando a grande influência de movimentações tectônicas no desenvolvimento dos sistemas deposicionais quaternários. Isto tem sido revelado por elementos geomorfológicos ligados aos padrões de drenagem atual, bem como sistemas de paleocanais desenvolvidos ao longo do Quaternário, os quais são abundantes em toda a ilha. A confirmação destas estruturas e a análise de sua influência na evolução sedimentar vêm sendo realizadas através de estudos em testemunhos de sondagem. Porém, estes permitem apenas uma visualização pontual, o que dificulta o controle geométrico tanto dos sistemas deposicionais, quanto das feições estruturais. Com isto, existe a necessidade de ampliação da coleta de informações naquela região, expandindo os estudos objetivando um melhor registro da distribuição espacial dos estratos, bem como a caracterização mais detalhada das estruturas tectônicas presentes. O projeto proposto consistirá de uma análise em subsuperfície utilizando-se ferramentas geofísicas (sísmica de reflexão rasa e radar de penetração no solo), com o intuito de mapear a distribuição espacial de fácies sedimentares e das superfícies estratigráficas chaves, que possibilitem melhor caracterização dos ambientes deposicionais. Além disto, visa-se obter informações complementares que comprovem e favoreçam a melhor caracterização de feições tectônicas, possibilitando a análise da evolução sedimentar quaternária e entendimento de fatores controladores. Este projeto de doutorado contribuirá com estudos em andamento junto ao projeto “INTEGRAÇÃO DE DADOS BIOLÓGICOS E GEOLÓGICOS NO BAIXO TOCANTINS-ILHA DO MARAJÓ: CHAVE NA ANÁLISE DA BIODIVERSIDADE”, que tem como objetivo principal determinar a influência geológica na origem, evolução e distribuição atual da biodiversidade amazônica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Lena Simone Barata. Evidências tectônicas no leste da Ilha do Marajó: integração de dados morfoestruturais e geofísicos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.