Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do egf na regulacao dos transcritos de genes identificados como diferencialmente expresso em celulas de mama em cultura apresentando diferentes niveis de expressao de erbb2.

Processo: 06/02126-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Nagai
Beneficiário:Karina Panizzi Gimenes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Fator de crescimento epidérmico   Genes erbB-2   Expressão gênica   Oncologia experimental

Resumo

O câncer de mama é o câncer de maior ocorrência na população feminina. A etiologia dos tumores de mama é complexa e está relacionado a um conjunto de fatores endógenos e exógenos, sendo a história familiar o principal fator de risco. A amplificação gênica mais encontrada em câncer de mama é a do oncogene erbB-2. Aproximadamente 30% dos tumores de mama apresentam expressão aumentada de erbB-2, o que também está relacionado com a ausência de receptor de estrógeno e menor intervalo livre de doença e sobrevida total das pacientes com câncer de mama. O erbB-2 ativa importantes vias de sinalização celular incluindo as vias MAPK e PI3K que regulam processo biológicos importantes como proliferação celular, angiogênese e inibição da apoptose.Neste estudo será analisado o efeito do EGF na regulação da expressão de genes identificados como diferencialmente expressos em cultura de células de mama com níveis basal e aumentado de erbB-2. A técnica de Real Time será utilizada para avaliar o perfil de expressão dos genes nas linhagens de células de mama Hb4a e C5.2 e nas linhagens C5.2 e SKBR3 antes e após a supressão da expressão do erbB2 pela técnica de siRNA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)