Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes de predisposição ao transtorno afetivo bipolar

Processo: 06/57332-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Iscia Teresinha Lopes Cendes
Beneficiário:Rodrigo Secolin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Transtorno bipolar   Estudos de associação genética   Epilepsia do lobo temporal   Genoma humano

Resumo

A epilepsia de lobo temporal mesial (ELTM) é uma síndrome caracterizada por crises epilépticas recorrentes, decorrentes de descargas neuronais anormais no córtex cerebral. Dentre as epilepsias parciais, a ELTM é a mais freqüente, representando 40% dos casos, sendo comumente associada à esclerose mesial temporal. Em famílias apresentando recorrência desta síndrome (ELTMF) observa-se variação na gravidade das crises entre indivíduos afetados, mesmo dentro de uma mesma família. Análise do padrão de herança genética sugeriu a presença de um lócus maior responsável pela ELTMF em conjunto com outros loci de menor efeito, possivelmente alterando o fenótipo principal. Recentemente, nosso grupo identificou um lócus principal para ELTMF dentro de uma região candidata de 6 cM localizada em 18p11.3-11.2. O objetivo principal deste projeto é mapear loci contendo genes modificadores do fenótipo na ELTMF utilizando análise de ligação não-paramétrica a partir de genotipagem de 500.000 SNPs (Affimetrix ®), cobrindo todo o genoma humano em famílias segregando ELTMF. Para maximizar o grau de informação e minimizar o problema de múltiplos testes, será desenvolvida uma nova estratégia denominada “análise de blocos-alvo”, e adaptação das análises para um novo algoritmo que incorporará a variabilidade fenotípica entre os indivíduos afetados. Os resultados destes estudos podem fornecer informações relevantes a respeito do prognóstico clínico dos pacientes e novos alvos para tratamento da ELTMF. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SECOLIN, RODRIGO; BANZATO, CLAUDIO E. M.; OLIVEIRA, MARIA C. M.; BITTAR, MARIA F. R.; SANTOS, MARILZA L.; DALGALARRONDO, PAULO; LOPES-CENDES, ISCIA. Family-based association study for bipolar affective disorder. PSYCHIATRIC GENETICS, v. 20, n. 3, p. 126-129, JUN 2010. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGO SECOLIN. Aplicação de modelos estatísticos e desenvolvimento de algoritmos para estudo genético de doenças neuro-psiquiátricas. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.