Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias dè utilização dè recursos Èm vespas parasitas dò mutualismo figueiras - vespas dè figo

Processo: 06/01981-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Beneficiário:Larissa Galante Elias
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Moraceae   Interação planta-inseto   Polinização   Ficus

Resumo

Interações ecológicas interespecíficas que resultam em benefício para todos os organismos participantes são conhecidas como mutualismo. No entanto, é comum a ocorrência de espécies oportunistas conhecidas como parasitas de mutualismos. Neste contexto, o objetivo deste estudo será avaliar comparativamente a seqüência de colonização e alguns aspectos da biologia de espécies não-polinizadoras de vespas de figo (consideradas parasitas do mutualismo Ficus - vespas de figo), com ênfase em espécies de Idarnes pertencentes aos grupos carme e flavicollis associadas a F. citrifolia. O trabalho será realizado no campus da USP - Ribeirão Preto (21°10’S; 47°48’W). Árvores de Ficus citrifolia serão monitoradas diariamente desde o início de seus episódios reprodutivos. A seqüência de colonização pelas espécies associadas de vespas será avaliada. Experimentos em campo serão realizados para elucidar alguns aspectos das estratégias de utilização de recursos pelas espécies do gênero Idarnes. O conhecimento mais aprofundado da ecologia e biologia detalhada das espécies não-polinizadoras e a elucidação de suas biologias larvais (principalmente os aspectos relacionados ao hábito alimentar e às estratégias de exploração dos recursos) contribuirá para o entendimento do impacto que cada uma das espécies exerce sobre o mutualismo Ficus - vespas de figo e seus possíveis papéis na origem e evolução dessas interações.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ELIAS, Larissa Galante. Estratégias de utilização de recursos em vespas parasitas do mutualismo figueiras - vespas de figo. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.