Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento da operação energética do Sistema Interligado Nacional

Processo: 06/03986-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Secundino Soares Filho
Beneficiário:Mônica de Souza Zambelli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos energéticos

Resumo

O setor elétrico brasileiro vem passando por sucessivas reformas na busca por um modelo institucional que permita a otimização do uso dos recursos energéticos, conciliada com o objetivo de se alcançar um desenvolvimento sustentável. O planejamento energético tem um papel fundamental neste contexto, de modo que estudos e pesquisas que forneçam suporte ao planejamento do setor energético e à elaboração de políticas energéticas de médio e longo prazo tem ganhado destaque entre as prioridades do setor elétrico brasileiro.A proposta deste trabalho é apresentar uma alternativa para o planejamento da operação energética de médio prazo para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Será desenvolvida uma metodologia baseada em controle em malha aberta (Martinez, 2002), abordando os aspectos estocásticos do problema pela utilização de modelos de previsão, aliado a boa representatividade do sistema hidrotérmico que pode ser obtida com o uso de modelos de otimização determinísticos a usinas individualizadas.A metodologia proposta pretende abordar, sobretudo, o caráter dinâmico do sistema, considerando os planos de expansão e respeitando as restrições do parque hidrotérmico de forma individualizada. A análise de desempenho será feita através de simulações da operação, considerando os parques hidrelétrico e termelétrico que compõem o SIN, com suas restrições operativas reais, em configuração dinâmica e com a possibilidade de intercâmbio e importação de mercados vizinhos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAMBELLI, Mônica de Souza. Planejamento da operação energetica do sistema interligado nacional baseado em modelo de controle preditivo. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.