Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de salenoproteinas de tilapia do nilo utilizando-se espectrometria de absorcao atomica em forno de grafite e eletroforese em gel.

Processo: 06/55039-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Fábio Arlindo Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroforese em gel   Espectrometria de absorção atômica em forno de grafite   Tilápia-do-Nilo

Resumo

A determinação de selênio em amostras de plasma, tecidos hepático e muscular de peixes por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite (GFAAS) após fracionamento das selenoproteínas por eletroforese, representa o foco principal do trabalho a ser realizado. O estudo de avaliação de selenoproteínas na área nutrição de peixes além de inédito, será um marco inicial na determinação do metaloma da espécie Oreochromis niloticus (Tilápia do Nilo). O trabalho busca otimizar métodos eletroforéticos para o fracionamento de selenoproteínas existentes no plasma e tecidos hepático e muscular de Tilápia do Nilo para posterior quantificação por GFAAS. O principal objetivo visa o desenvolvimento de protocolos que possibilitem avaliar selenoproteínas nessas amostras por Eletroforese-GFAAS, de modo a eliminar a mineralização das amostras, evitando a produção de resíduos tóxicos, além disso, nesse etapa na maioria das vezes o Se é perdido por volatilização. Serão estudadas diferentes formas de preparo das amostras para extração e diferentes programas de separação por SDS-PAGE e 2D SDS-PAGE. Na etapa de determinação do selênio por GFAAS, será estudada a influência do preparo das suspensões dos géis com as frações das proteínas no comportamento térmico do analito, utilizando-se diferentes modificadores químicos e programas de aquecimento. As determinações serão feitas utilizando-se espectrômetro de absorção atômica SHIMADZU modelo AA-6800. A proposta de trabalho, além possibilitar a avaliação de selenoproteínas, poderá também trazer informações importantes em estudos digestibilidade de Se na área de nutrição peixes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, FABIO A.; CAVECCI, BRUNA; BALDASSINI, WELDER A.; LIMA, PAULA M.; MORAES, PAULA M.; ROLDAN, PAULO S.; PADILHA, CILENE C. F.; PADILHA, PEDRO M. Selenium fractionation from plasma, muscle and liver of Nile tilapia (Oreochromis niloticus). JOURNAL OF FOOD MEASUREMENT AND CHARACTERIZATION, v. 7, n. 4, p. 158-165, DEC 2013. Citações Web of Science: 4.
DE MORAES, PAULA MARTIN; MILANTONIO, RAFAEL BRUNNER; CAGNANI, GUSTAVO SALUSTIANO; DOS SANTOS, FELIPE ANDRE; FEDERICI PADILHA, CILENE DO CARMO; DE LIMA, PAULA MONTEIRO; PADILHA, PEDRO DE MAGALHAES. Analytical procedure based on slurry sampling for determining selenium in organic vegetable samples by graphite furnace atomic absorption spectrometry. EUROPEAN FOOD RESEARCH AND TECHNOLOGY, v. 229, n. 3, p. 409-414, JUL 2009. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Fábio Arlindo. Selênio em tilápia-do-Nilo utilizando eletroforese em gel e espectrometria atômica. 2009. 73 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.