Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrooxidação de etileno-glicol sobre níquel: cinética e instabilidades dinâmicas

Processo: 06/01088-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hamilton Brandão Varela de Albuquerque
Beneficiário:Elton Fabiano Sitta
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocatálise   Dinâmica não linear   Auto-organização

Resumo

As reações de eletrooxidação de moléculas orgânicas pequenas são de grande relevância em sistemas de conversão de energia como células a combustível. Nesse aspecto, o etileno glicol (EG) apresenta-se como uma interessante alternativa ao metanol, principalmente em termos da: (a) similar densidade de energia, (b) baixa toxicidade, e (c) baixa volatilidade. Em termos fundamentais, entretanto, a presença da ligação C-C no EG resulta em um aumenta considerável da complexidade mecanística. Em linhas gerais, o presente projeto trata da investigação sistemática dos aspectos cinéticos e dinâmicos associados à reação de oxidação eletrocatalítica de EG sobre eletrodos de níquel em meio alcalino. Em conjunção com as técnicas eletroquímicas clássicas, a variação de massa na superfície eletródica será monitorada através da utilização da nanobalança eletroquímica a cristal de quartzo. Através dos experimentos de nanogravimetria espera-se ainda inferir sobre a natureza das oscilações presentes sob controles galvanostático e potenciostático. Adicionalmente, experimentos a diferentes temperaturas serão realizados, com o objetivo de se obter parâmetros como a energia de ativação aparente. Em termos mais amplos, é ainda objetivo do projeto a investigação da validade da utilização de informações obtidas em condições afastadas do equilíbrio na elucidação do mecanismo eletrocatalítico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, BRUNO C.; SITTA, ELTON; EISWIRTH, MARKUS; VARELA, HAMILTON. Autocatalysis in the open circuit interaction of alcohol molecules with oxidized Pt surfaces. Physical Chemistry Chemical Physics, v. 10, n. 44, p. 6686-6692, 2008. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SITTA, Elton Fabiano. Dinâmica oscilatória na eletrooxidação de etileno glicol. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.