Busca avançada
Ano de início
Entree

Sentinelas da tradição: sambistas e chorões nas engrenagens da indústria cultural

Processo: 06/57175-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Sergio Miceli Pessoa de Barros
Beneficiário:Dmitri Cerboncini Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Artistas | Campo | Cultura | Industria Cultural | Musica Brasileira

Resumo

Este projeto toma como objeto dois gêneros musicais legitimados por diversos meios como identificadores nacionais, o Choro e o Samba. Pretendemos analisar sociologicamente as determinações sociais presentes nas relações simbólica e material que envolvem e afetam a produção destes gêneros. Buscaremos orientar nossa pesquisa através da delimitação de um campo de produção simbólica, o qual abarcaria os gêneros em questão e seus subgêneros. Tentaremos assim demonstrar nossa hipótese, a qual confere a este campo leis internas de funcionamento que se correlacionam com as determinações externas a ele próprio, tais como as posições de classe e estrato de origem de seus atores/produtores simbólicos e os capitais daí resultantes. O desdobramento desses condicionantes se daria através de uma intensa disputa simbólica operada pelos agentes em busca da legitimidade no interior do campo. Desse modo, a partir da apreensão das relações materiais e simbólicas concernentes aos agentes do campo e de suas produções, tentaríamos explicar sociologicamente os atos dos produtores e as obras por eles produzidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Dmitri Cerboncini. A inteligência da música popular: a \'autenticidade\' no samba e no choro. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.