Busca avançada
Ano de início
Entree

A RIMA na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação etnico-social entre jovens de uma escola pública de São Paulo

Processo: 07/56968-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Maira Soares Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura de cordel   Cultura escolar

Resumo

Este projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa teórica e de campo a respeito das possibilidades de perlaboração do passado escravista, ainda muito presente na sociedade brasileira, em um contexto específico: das manifestações culturais juvenis dos alunos das 7ª e 8ª séries da EMEF José de Alcântara Machado Filho, situada na região sul de São Paulo. Com o intuito de obter subsídios para uma reflexão a respeito da discriminação e do preconceito social e racial, fortemente denunciados por esses jovens afro-brasileiros de origem nordestina e amantes da rima - no caso, o rap -"recorremos, como método de trabalho, a oficinas de literatura de folhetos nordestinos, os quais, em muitos casos, fizeram parte da cultura letrada de seus pais. Desta forma, pretendemos, ao percorrer as culturas populares tradicionais brasileiras e as culturas juvenis contemporâneas, refletir sobre os processos de rememoração, repetição e perlaboração do passado escravista brasileiro. Como parte deste projeto, continuarei participando da Pesquisa de Melhoria do Ensino Público, "Culturas juvenis X cultura escolar: como repensar as noções de tradição e autoridade no âmbito da educação?" (Fapesp/2006), sob coordenação da Profª. Dra. Mônica do Amaral, visando atender à comunidade dos bairros já citados em um trabalho conjunto com o corpo docente da EMEF José de Alcântara Machado. Um dos objetivos desse projeto é estudar as manifestações culturais juvenis como forma de identificar o que tem sido ignorado pela cultura escolar para se repensar diversos pontos nevrálgicos da escola hoje, tais como: a autoridade do professor, a relação entre as gerações, as atuações-limite dos adolescentes, etc. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Maira Soares. A rima na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação étnico-social em jovens de uma escola pública de São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.