Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de técnicas baseadas em redes complexas para sumarização extrativa de textos

Processo: 05/03361-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria das Graças Volpe Nunes
Beneficiário:Lucas Antiqueira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Redes complexas

Resumo

A sumarização automática de textos tem considerável importância nas tarefas de localização e utilização de conteúdo relevante em meio à quantidade enorme de informação disponível atualmente. Na sumarização automática de textos, procura-se desenvolver técnicas que possibilitem obter o conteúdo mais relevante de documentos, de maneira condensada, sem alterar seu significado original, e com mínima intervenção humana. O objetivo deste trabalho de mestrado é investigar de que maneira as técnicas e conceitos desenvolvidos na área de redes complexas podem ser aplicados à sumarização automática de textos, mais especificamente à sumarização extrativa. Embora grande parte das pesquisas em sumarização automática tenha se voltado para a sumarização extrativa, ainda é possível melhorar o nível de informatividade dos extratos gerados automaticamente. Deverão ser utilizadas neste projeto técnicas desenvolvidas na área de redes complexas, que está em fase de grande desenvolvimento, com o propósito de selecionar as sentenças que melhor representam o conteúdo do texto a ser sumarizado. Para tanto, será proposto um modelo de rede para textos no qual serão aplicadas métricas, a definir, que visam dar subsídios à escolha das sentenças mais significativas de um texto. A avaliação desse estudo será feita por meio da comparação com outros sistemas de sumarização extrativa, utilizando corpus já disponíveis de sumários e o sistema de avaliação automática ROUGE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTIQUEIRA‚ L.; OLIVEIRA JR‚ O.N.; COSTA‚ L.F.; NUNES‚ M.G.V. A complex network approach to text summarization. INFORMATION SCIENCES, v. 179, n. 5, p. 584-599, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Desenvolvimento de técnicas baseadas em redes complexas para sumarização extrativa de textos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.