Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção do cDNA infeccioso do dengue tipo 3: análise da região 5' não codificadora

Processo: 05/04181-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Victor Hugo Aquino Quintana
Beneficiário:Paula Fernanda Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia

Resumo

A infecção do homem com os vírus da dengue (DENV), que pertencem ao gênero Flavivirus da família Flaviviridae, pode ser assintomática ou causar doença que pode variar desde uma síndrome semelhante à gripe (febre da dengue [DF]) até a forma mais grave e algumas vezes fatal, caracterizada por derrame capilar, trombocitopenia, e algumas vezes choque hipovolémico (febre hemorrágica da dengue [DHF/DSS]). Os DENV são classificados em 4 sorotipos imunologicamente distintos: DENV1-4. Estudos epidemiológicos têm identificado a re-infecção com um segundo sorotipo e a presença de anticorpos pré-existentes contra DENV como fatores de risco para desenvolvimento de DHF/DSS. Também, tem sido observado que distintos genótipos dentro de um mesmo sorotipo apresentam diferentes graus de virulência que estariam relacionadas com a presença de diferentes estruturas secundárias nas regiões não codificadoras, bem como nas proteínas estruturais e não estruturais. Recentemente tem aumentado o número de casos de DHF/DSS no Brasil devido, principalmente, à introdução do DENV3. Neste estudo, temos por objetivo construir um clone infeccioso de um DENV3 isolado no Brasil, o qual servirá como ferramenta para estudo da patogenia viral. O clone infeccioso será submetido a mutações na região não codificadora 5’ e os efeitos destas mutações serão avaliados por testes indiretos in vitro e in vivo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Paula Fernanda. Caracterização genômica de um vírus dengue tipo 3, isolado de paciente com dengue clássico. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.