Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações medicamentosas em uma unidade de terapia intensiva: análise dos horários da administração de medicamentos

Processo: 06/01905-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Bortoli Cassiani
Beneficiário:Rhanna Emanuela Fontenele Lima
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde do adulto   Interações de medicamentos   Eventos adversos

Resumo

A administração e o aprazamento de medicamentos estão entre as mais freqüentes atividades desenvolvidas pela enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Requerem uma base de conhecimentos específicos sobre farmacologia, incluindo as interações e reações medicamentosas a estas associadas. Com base nestas preocupações, investigaremos a incidência de interação medicamentosa em uma UTI, quanto ao planejamento dos horários de administração dos medicamentos na prescrição médica, pela enfermeira. O estudo será desenvolvido em uma Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica de um hospital da rede estadual da cidade de Fortaleza, por ser esta a unidade de referência em cardiologia na região Nordeste. Serão incluídos todos os prontuários de pacientes internados na UTI nos meses de dezembro de 2005 a dezembro de 2006, período escolhido aleatoriamente pela pesquisadora por razões de conveniência. Os dados serão armazenados no Microsoft Excel, e posteriormente analisados quanto às interações medicamentosas com auxílio de um software específico de interação medicamentosa, além de pesquisas em livros sobre o assunto. O projeto já foi avaliado pela Comissão de Ética do Hospital de estudo. Ressalto-se, portanto, a importância de estudos sobre interações medicamentosas possibilitando ao profissional enfermeiro ampliar seus conhecimentos na área para que possa evitar associações medicamentosas indevidas e seus efeitos adversos no paciente e aumentar a segurança destes na terapêutica medicamentosa.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Rhanna Emanuela Fontenele. Interações medicamentosas potenciais em pacientes de unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Ceará. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.